Solicite orçamento Fale no Whatsapp

Estar protegido somente contra disparos de pistolas de calibre 38 não significa estar seguro. Por conta da realidade no nosso país, a blindagem nível 3 tem sido muito procurada.

De acordo com um jornalista especializado em assuntos militares do Estadão Roberto Godoy, o cidadão precisa também estar protegido contra armamentos de 40 e 9 mm, além de que precisa também de proteção contra estilhaços de granada.

Segurança! É isso que todo mundo almeja na nossa sociedade. Mais do que sucesso e dinheiro, o que cada cidadão quer é poder almejar a sua vida em paz, sem medo de sair de casa sem saber se vai voltar. E segurança é algo que tem faltado muito, principalmente no Brasil.

Da forma como a bandidagem tem reforçado o armamento através do tráfico de armas pesadas, o cidadão também, em contra partida, já que não se sente seguro por meio do governo, precisa se proteger.

É por conta disso que, já que a blindagem será feita, de nada adianta ser do nível 1. Do jeito que as coisas estão, se o cidadão comum não se preparar e utilizar a blindagem nível III, o desfecho de uma simples ida ao mercado pode ser tenebrosa.

Mesmo com altos custos, a blindagem tem sido bastante procurada e o Brasil já é um dos países com mais veículos blindados do mundo, ficando no mesmo patamar dos Estados Unidos e do México, por exemplo.

O que é blindagem?

A blindagem é uma forma de proteção contra armas de fogo. Pode ser utilizada também em casas, ou indústrias, mas é mais utilizada em veículos. É uma tecnologia que se iniciou para os exércitos em guerra para que seus veículos tivessem resistência contra os ataques inimigos.

É uma forma de equipar o veículo com materiais fortes e resistentes. Com o aumento da violência nas cidades, foi necessário adaptar as blindagens feitas no campo de guerra, para os carros dos cidadãos comuns.

Existem vários níveis de blindagem, sendo a blindagem nível 3A a mais resistente permitida para o cidadão comum:

• Nível I: Resistente a calibres 22, 38 e a ataques com ferro e pedra;
• Nível II-A: Resistente às armas descritas no nível I e mais à Magnun.357 (ponta macia ou soft point) e pistola 9mm;
• Nível III-A: Resistente a todas as armas anteriores e mais à Magnun.44 e submetralhadora Uzi;
• Nível III: Resistente a todas as armas anteriores e mais fuzis M16, AK-47, AR-15, FAL, G36, 3 G3;
• Nível IV: Resistente a todas as armas anteriores e mais munições perfurantes, como a .30-06 e a .338, além de granadas;
• Nível V: Resistente a todas as armas anteriores e mais munição 12,7 x 99 mm NATO padrão e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk.

Blindagem nível 3 é exagero?

Não! Não é exagero. Do jeito que as coisas andam os armamentos utilizados pelos bandidos são cada vez mais fortes e pesados. O nível mais comum de blindagem para civis é a blindagem nível 3A, o que é permitido pelo Exército Brasileiro para instalação.

No entanto, é possível conseguir fazer a blindagem Nível 3 a partir de empresas e com especificação da necessidade desse reforço maior.

Mercado de blindados no Brasil

A blindagem de carros no país não tem nada a ver com ficção de filme de ação. Já é uma realidade que possui uma demanda tão grande que até legislação para ela foi feita, mas disso falaremos mais tardes.

No Brasil a maior parte dos veículos blindados é feita e equipada pela parte dos setores de governo e grandes companhias. Estima-se que eles representem 70% do total desse mercado por aqui. Outros profissionais como dentistas, médicos e advogados também podem reforçar seus veículos por meio do CNPJ das suas empresas.

Os 30% que sobram dos que blindagem os carros, são referentes às pessoas comuns. Apesar de não parecer esse número é expressivo, por conta do alto custo de ter um equipamento como esse.

Agora é lei!

A demanda tem sido tão grande que foi necessário criar uma regulamentação. São duas as normas para a blindagem, a NEB E-316, que é do exército com mais de 20 anos e a NBR 15000, que foi criada junto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As duas se complementar, e permitem que os civis façam 4 tipos de blindagem: I, II-A, II, e III-A. A blindagem de nível 3 por ser mais resistente, se torna restrita. Só poderá ser instalada com autorização prévia das Forças Armadas. Já as do tipo IV são restritas a chefes de estado em território nacional e às Forças Armadas.

Instalação da blindagem

São necessários de 30 a 45 dias para a instalação da blindagem no carro. O processo requer o desmonte quase total do veículo e é dividido em várias etapas.

Na carroceria é utilizada a blindagem opaca, que tem camadas de fibra de aramida e aço, e as janelas são reforçadas com lâminas de cristais de plástico ou resina sintética, que ficam em meio a duas camadas de vidro. As bordas das janelas também podem ser revestidas de lâminas de aço.

O peso do carro aumentará de 150 a 200 Kg, por isso os carros de pequeno porte não podem fazer esse processo.

Quanto custa a blindagem nível 3?

O custo para uma blindagem do nível 3 é mais alto do que os outros níveis autorizados para civis. Um utilitário grande com a blindagem nível 3, custará R$100 mil. Por isso não é feito por qualquer pessoa.

Além da autorização feita pelo Exército Brasileiro, que não é simples e requer muitas documentações, o alto custo do processo faz com que esse processo seja feito por pouquíssimas pessoas.

É necessário que após o processo de preparação dos carros, sejam feitas revisões anuais nos materiais utilizados. As empresas especializadas também recomendam fazer a troca integral do material caso haja atrito por acidentes ou projéteis de armas de fogo.

Com a blindagem nível 3 o cidadão pode ter a certeza que estará protegido! A blindagem é eficaz até mesmo em caso de ataques com fuzis. Do jeito que o país anda, esse tipo de blindagem logo, logo, se tornará mais acessível a todos.

ES Blindados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.